Buscar

Eficiência Energética


O uso racional de energia através de uma distribuição eficaz para trazer economia é o princípio da eficiência energética, o qual busca beneficiar diferentes esferas: empresas, governo e meio ambiente. As principais instituições de energia, nacionais e internacionais, consideram o incentivo à busca por eficiência energética uma atividade com muitas oportunidades de desenvolvimento e de grande importância, principalmente, pela realidade de escassez de recursos energéticos e o eminente crescimento da demanda por energia. Assim, órgãos como a Eletrobras e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuem grande interesse na aplicação de práticas que garantem esta racionalização em sistemas e processos utilizados no país.

Empresas de diferentes áreas podem investir em sistemas ou ações que promovem economia na demanda de energia e, então, aproveitar os diversos benefícios alcançáveis como a redução do impacto ambiental, economia operacional e marketing positivo. Uma abordagem muito utilizada é o “Energy Saving” e a influência que traz na redução das emissões de gases do efeito estufa e no consumo dos reservatórios de água associados, ainda, aos possíveis ganhos financeiros. Assim, entende-se que a utilização racional da energia pode se tornar um diferencial competitivo, onde as empresas que a aplicam em seus processos podem aumentar a competitividade dos produtos da empresa pela visibilidade positiva que as ações trazem e mais recursos para melhorar seus serviços.

Informações de demanda de energia são dados localizáveis e mensuráveis, logo, com um estudo do sistema e processo utilizado é possível mapear como o consumo se comporta e quais as possibilidades de atuação. Um diagnóstico completo pode identificar quais os problemas existentes, os pontos de maior consumo ou com irregularidades e as principais informações energéticas do sistema. A partir desta coleta de informações, é possível definir um plano de ação e as projeções econômicas e processuais da aplicação dos conceitos de eficiência energética.

Os serviços oferecidos pela Bluebot abrangem o desenvolvimento e a gestão de projetos, sendo o diagnóstico uma das etapas planejadas para a entrega de soluções. Na área energética da engenharia esta etapa de reconhecimento é essencial para a identificação das melhorias e otimizações possíveis para o sistema e quais as ações necessárias para garantir o máximo de economia e o mínimo impacto. Se entende que a sua empresa tem atividades com potencial para se tornar eficiente energeticamente, estamos disponíveis para identificar, mapear e atuar junto à essas oportunidades.